7ª edição do Festival do Pão com Bolinho tem início em novembro

Já incluso no rico calendário gastronômico anual de Curitiba, o Festival do Pão com Bolinho terá sua 7ª edição realizada em Curitiba entre os dias 8 e 26 de novembro. No período, o sanduíche será vendido ao preço único de R$ 10,90 em 42 dos principais bares da cidade, cada com uma receita especial.

Segundo Sérgio Medeiros, idealizador do festival e editor da plataforma online Curitiba Honesta, o movimento nos bares participantes chega a triplicar durante os 19 dias. A iniciativa do empresário tem fortalecido o setor gastronômico na capital, já que o evento eleva o número de consumidores que circulam pelos bares da cidade, aumentando a oferta de vagas de emprego e reforçando receita dos empresários.

 

Contribuição para o setor turístico e gastronômico da capital

 

Além de ter difundido um dos pratos mais tradicionais da baixa gastronomia regional, o pão com bolinho, Sérgio Medeiros contribuiu para que a carne de onça, petisco típico dos bares curitibanos, fosse definida oficialmente como patrimônio imaterial da cidade em 2016 (lei municipal 14.794/2016) . O projeto foi proposto pelo vereador Hélio Wirbiski (PPS) e sancionado pelo então prefeito Gustavo Fruet.

Desde quando foi inventada, há cerca de 50 anos, a carne de onça é a única comida típica de Curitiba. De lá pra cá passou a ser servida por mais de 100 estabelecimentos gastronômicos da capital. A receita tradicional é feita com carne magra colocada sobre fatias de broa preta, sal e pimenta moída na hora, regada com azeite extra virgem, cebola branca cortada bem miúda e cebolinha verde.

Relação de bares participantes:

Anita

Aqueces

Armazém Santa Ana

Aufenhaus

Bahir

Barbaran

Beholder

Best Ribs

Boteco  Divina Béra

Burguer Bar

Campeiro – Cadore

Canabenta

Cantina  Casa Velha

Carbone Pub

Cartolas

Cedro

Cidadão  do Mundo

Cores da Frida

Dali da Esquina

Dom Cervantes

Fermentaria

Frens

Fritz

Fundição 52

Gordo & Magro

Hendrix

Jabuti

Kanavial

Marujo´s

Mr Hoppy – Mateus

Mr Hoppy – Mercês

Mr Hoppy – Trajano

Na Casa do Ganso

O Portão Bar

Pit Stop Burger

Porks

Quermesse

Quitutto

Silzeus

Simples Assim

The Best Hand Food

Tiwanaku

Recommended Posts

Leave a Comment