Mostra Casa Black 2017 reúne decoração, paisagismo e design

CamilaBruzamolin - Cred Rodrigo RamirezCarla Kiss - Cred Rodrigo RamirezCarla Freitag - Cred Rodrigo RamirezCristiane Costa Maciel e Sony Luczyszyn - Cred Rodrigo RamirezZehPantaroli e Diego Miranda - Cred Rodrigo Ramirez Samara Barbosa - Cred Rodrigo RamirezPriscila Mileke2 - Cred Rodrigo RamirezWolfgang Schlögel - Cred Rodrigo Ramirez

Felipe Saia e Gleidson Silverio - Cred Rodrigo Ramirez

Jordana e Gustavo de fraga - Cred Rodrigo Ramirez

Fernanda Jung - Cred Rodrigo Ramirez

Com abertura oficial no dia 31 de março, ocorre em Curitiba, na Black Home Design, a segunda edição da Mostra Casa Black.

Em um espaço total de 800 m² de ambientes projetados, com a curadoria da designer Maria Alice Berndt, serão apresentados 12 ambientes assinados por profissionais de arquitetura, decoração, design e paisagismo, que apresentam projetos conceituais, funcionais, criativos e inovadores, disponíveis para visitação durante 90 dias, até o dia 30 de junho.

A mostra curitibana aponta ideias em lifestyle e propostas que vão ao encontro das atuais tendências da decoração mundial, com algumas peças exclusivas assinadas por grandes nomes nacionais do design de mobiliários, como Bruno Faucz, Fabrício Roncca, Pedro Mendes, Marcelo Ligieri, entre outros. Todos os ambientes são decorados com produtos da coleção 2017 da Black Home Design, que combinam diferentes materiais, a fim de evidenciar uma mistura interessante entre metais, couros, madeiras e tecidos.

Além de apresentarmos para o mercado alguns talentos da arquitetura e da decoração do Paraná, a Mostra Casa Black apresenta propostas de ambientes com ótimos custos e beneficios em mobiliários e decoração, objetivando expor design e qualidade, dentro das principais tendências nacionais e internacionais”, explica Maria Alice Berndt.

A Mostra Casa Black 2017 conta com o apoio da Belvedere Plantas, Entre Sedas Decor, Masisa, Mafrei Materiais de Construção e Luna Luce Iluminação.
Profissionais participantes – Camila Bruzamolin | Carla Freitag | Carla Kiss | Cristiane Maciel | Sony Luczyszyn | Diego Miranda | Zeh Pantarolli | Felipe Saia | Gleidson Silvério | Fernanda Jung | Francisco Kozovitz | Jordana Fraga | Gustavo Fraga | Priscila Mileke | Samara Barbosa e Wolfgang Schlögel.

 

Ambientes da Mostra Casa Black 2017

No total são 12 ambientes assinados 16 profissionais:


Culturas ao redor do mundo – Tribo YAK
Por Felipe Saia de Freitas e Gleidson Silvério
Para compor um ambiente de descanso e que remeta à cultura Yak (esquimó), os profissionais utilizaram um mobiliário de linhas orgânicas e arredondadas, sem ângulos retos, o que contribui para a composição de espaços mais fluídos.

Outro recurso utilizado é o papel de parede com uma ilustração de um esquimó no interior do nicho em Drywall; as fitas de LED, presente no móvel criam um ambiente iluminado e contemporâneo. O que também destaca o espaço são as luminárias com acabamento em cobre; a presença do patchwork no tapete deixa o ambiente um pouco mais informal e convidativo; assim como as cortinas nas cores claras e neutras.

Assinado pelo designer Ricardo Bardall, o sofá YAK, na cor verde musgo, é inspirado nos iglus, moradia dos Inupyak; tribo que habita a região nórdica mais gélida do planeta. O sofá, principal peça do ambiente, possibilita diferentes modulações, entre elas uma extensa, além de módulos curvos que facilitam a interatividade e leitura em um ambiente agradável. A presença da divisória de ambientes em madeira torna o espaço mais reservado e cria um clima mais intimista.
Deck Externo – Ambientado
Por Wolfgang Schlögel

Pensando em criar um lounge externo com o conforto de um ambiente interno, o paisagista Wolfgang Schlögel desenvolveu um deck que comporta qualquer ambiente: restaurantes, hotéis e residências.
Com um mobiliário de alumínio e estruturas na cor preta, o espaço traz toda a modernidade que um ambiente externo merece. Outro diferencial é o fechamento de vidro, que cria uma acústica apropriada e funcional.
O ambiente contemporâneo conta com estofamentos em marrom e cores vibrantes, como laranja e verde; os tecidos utilizados são impermeáveis, perfeitos para espaços externos.

Estar e Jantar da família urbana
Por Priscila Mileke

Para compor um living e sala de jantar moderno e integrado, a designer de interiores Priscila Mileke utilizou mobiliário de linhas retas e cores em tons de cinza, preto e branco acompanhado de objetos na cor azul Royal, criando um ambiente clean e nova iorquino.
Para quebrar a neutralidade do espaço, a profissional apostou em obras de arte, poltronas e texturas em quase todos os móveis. No mobiliário, o destaque fica para a mesa de jantar, que abriga cadeiras pretas aveludadas, que dão vida e conforto ao ambiente. Os papeis de parede deixam o espaço extremamente elegante e assim como o tapete, trazem a geometria ao espaço.
Os painéis em marcenaria da copa e bar, junto às cortinas e luminárias, alcançam o equilíbrio perfeito entre modernidade e rusticidade; tornando o espaço extremamente único.

Estar Íntimo da Artista Plástica
Por Fernanda Jung

Pensando em criar uma Sala de Estar moderna, a arquiteta Fernanda Jung desenvolveu um ambiente de descanso e entretenimento, ideal para o cliente que busca praticidade e funcionalidade em um mesmo espaço.
A textura e contraste da sala estão presentes nos detalhes criados pela profissional; o papel de parede geométrico traz um conceito requintado e a cortina e cadeiras em veludo enaltecem a elegância do ambiente.
Outro diferencial do espaço é o painel 3D em placas cimenticeas da Guarauna; além de ser uma peça importante para a decoração, traz uma iluminação direcionada. As esculturas escolhidas remetem a personalidade da homenageada, Sila Lima e a cartela de cores cria um cômodo clean e sofisticado.
Living
Por Samara Barbosa

O Living, projetado por Samara Barbosa, integra uma sala de jantar com sala de estar, em um espaço moderno, amplo e aconchegante. A paleta de cores predominante é a do preto e branco, com toques cinza e toques em madeira para deixar o ambiente mais quente. Esses detalhes estão presente nas cadeiras Cassia com encosto em madeira, da Germania.

Além disso, as cortinas de veludo marrom com toque dourado deixam a sala mais íntima e acolhedora para o público.

As esculturas brancas nas paredes e a poltrona branca redonda dão um ar contemporâneo ao local, contrastando com o lustre de vidro murano preto de releitura clássica e os espelhos que compõem a decoração.


Lounge Black
Por Francisco Kozovits

 

Inspirado pela natureza que rodeia o espaço e pela sensação psicológica de paz que a cor verde das plantas Belvedere transmite, Kozovits criou um ambiente externo ideal para confraternizações e encontros descontraídos entre amigos.

O Lounge Black tem 84m² e conta com a utilização de materiais sustentáveis como madeira de reflorestamento certificada, tijolos e iluminação de LED.  “Por ser um ambiente aberto durante o dia, utilizamos a iluminação natural. Já durante a noite, a iluminação escolhida foi toda em LED de baixo consumo, visando criar um ambiente confortável e instigante”, comenta o arquiteto.

No espaço, é possível notar o contraste entre a vegetação e os materiais utilizados em estado bruto, como blocos de concreto, madeiras e texturas que se integram com a natureza. As cores e diferentes matérias-primas criam um espaço clean, relaxante e instigante, em equilíbrio com as cortnas em seda e iluminação Luna Luce..

 

 

Loft Industrial da Bióloga
Por ZehPantaroli e Diego Miranda

 

O projeto foi inteiramente pensado para servir de moradia para uma bióloga. O Loft de 50m² conta com acabamentos rústicos e industriais; que contrastam com a vegetação presente no ambiente. A inspiração para o espaço foi a cidade de Nova York e seus barracões industriais.

O Loft conta com paredes de concreto com plantas e tijolo à vista, o que cria a sensação de conforto e aconchego. “A ideia é valorizar o mobiliário, revestimentos, pé direito alto e esquecer um pouco do ambiente com paredes lisas e perfeitas. Paredes de concreto e tijolos aparentes também têm a sua beleza” enfatiza a dupla.

O imobiliário utilizado é da linha industrial, predominantemente preto e robusto, o que enaltece os detalhes. A iluminação é Luna Luce e a escada que dá acesso ao ambiente é composta por lâmpadas e fios dispostos de forma despojada no teto.

Por se tratar de um loft, todos os cômodos são integrados e ficam aparentes; a circulação é valorizada pela disposição dos móveis e objetos de decoração, e complementada pela iluminação que destaca cada canto do projeto.  Para separar o quarto da cozinha e proporcionar privacidade ao cômodo íntimo, uma porta pantográfica foi utilizada. A permeabilidade do material não afeta a sensação de amplitude do ambiente, e ainda é utilizada como material decorativo e apoio para plantas. Como toque final, o ambiente foi decorado com as telas das artistas Sila Lima e Janete Mehl.
Sala de refeições do Marchand
Por Cristiane Costa Maciel e Sony Luczyszyn

As arquitetas e urbanistas Cristiane Costa Maciel e Sony Luczyszyn, assinam o espaço denominado “Sala de refeições do Marchand”; desenvolvido em homenagem ao marchand Luiz Barbosa e que une praticidade e conforto em um mesmo ambiente.
Para a criação de uma sala de refeições sofisticada, as profissionais utilizaram cores claras e objetos na cor bronze. A madeira e os espelhos presentes criam espaços atemporais e versáteis, contribuindo para uma atmosfera inovadora.
Pensando na multifuncionalidade, as arquitetas optaram pela praticidade e livre circulação. A mesa de jantar é confortável e apresenta um tamanho facilmente adaptável a qualquer apartamento; as cadeiras e poltronas foram criadas pelo designer Bruno Faucz.
O mobiliário escolhido segue a tendência de móveis rústicos, aliados à leveza do vidro; presente tanto na mesa de jantar, como no aparador e cristaleira.
Sala de Estar
Por Carla Kiss

A sala de estar projetada pela arquiteta Carla Kiss, mistura aspectos contemporâneos, tendências mundiais e praticidade. Inspirada no público curitibano, a sala ampla e bem iluminada é o lugar ideal para a recepção de pessoas de uma maneira íntima e elegante, ao mesmo tempo.

No ambiente de 26m², a paleta de cores usada segue a base do preto e branco. Detalhes da decoração e mobiliário em tons cinza, marrom queimado, laranja e caramelo, quebram a monotonia e trazem conforto ao público, seguindo a tendência mundial de transmitir sensações e sentimentos por meio dos espaços.

Os baús de couro preto contrastam com o sofá de linho e pés de madeira. O sofá e as poltronas Avant foram desenvolvidas pelo designer Ricardo Barddal e as chapas de MDF MASISA na cor expresso são peças da Coleção 2017. Além disso, materiais como cobre e espelhos também tornam a sala mais moderna e adepta à praticidade. “A proposta é 100% funcionalidade. Tanto o layout como a definição de peças foram pensadas para poder receber as pessoas e acolhê-las de forma que se sintam já na sua nova sala” comenta a arquiteta.
Suíte do Casal
Por Camila Bruzamolin

O quarto de casal criado pela arquiteta Camila Bruzamolin é um ambiente neutro e aconchegante, em que tons de branco e off-white se misturam com nuances amarelas e douradas. O ambiente de 25m² foi pensado para ser multifuncional, com mesas que  podem servir de escrivaninha ou para pequenas refeições. Outro diferencial é a cadeira Donaire dos estúdios Marta Manente Design, que traz elegância e modernidade ao quarto. A decoração mistura itens clássicos (como a penteadeira) e revestimentos modernos como o couro croco, presente nas paredes e luminárias.

A iluminação é Luna Luce e a decoração fica por conta da escultura da artista Janete Mehl. A madeira em tom natural deixa o espaço mais íntimo e em perfeita harmonia com o sofá de linho, cortinas Entre Sedas e móveis em laca.
Home Office do Advogado
Por Jordana de Fraga e Gustavo de Fraga

 

Com inspiração em viagens, arquiteturas históricas e homenageando o advogado Vidal Ribeiro Ponçano, os irmãos Fraga projetaram um ambiente contemporâneo e que agrada todos os tipos de públicos, desde o mais tradicional até o mais moderno.

O espaço de 35m² integra diferentes materiais e texturas, como madeira, couro, peles, espelhos e aço. A cor fendi utilizada nas paredes e nos tapetes deixam os móveis e os objetos de decoração em evidência e o papel de parede, do Designer Gleidson Silvério, traz mais elegância ao escritório particular.

Para humanizar o ambiente, fotos da cidade de Curitiba foram espalhadas, e o sofá Samui, criado pelo Studio Bell’Arte, repleto de detalhes e costuras simétricas nos assentos, integra a decoração e vira um sofá-cama quando o mecanismo confort é acionado.

Para contrapor com o visual moderno, o cômodo comporta uma escrivaninha de madeira natural e alumínio. “A natureza se faz presente na predominância de materiais naturais, como as chapas de MDF MASISA na cor expresso e frapê; o couro e as peles que se integram ao mobiliário da Black” comentam os arquitetos.
Um jantar à monarquia
Por Carla Freitag

 

A sala de jantar, projetada pela design de interiores Carla Freitag, une os elementos mais modernos e em alta da arquitetura com o glamour da época da monarquia européia. Inspirada na rainha da Escócia, Mary Stuart, e nos jantares luxuosos em castelos, a decoração evidencia materiais dourados que remetem ao ouro, espelhos, cristais, candelabros o veludo, material tendência de 2017. As poltronas pretas e de espaldar alto fazem referência aos antigos tronos usados pelos governantes e, no contexto atual, compõem a sala de recepção para as visitas. A parede com motivos geométricos, combinada com o espelho, cria a sensação de profundidade dando a impressão de amplitude.

A mesa Oriente, peça da designer Ana Ferro, com tampo de madeira e pés dourados é o ponto de luz do espaço, atraindo olhares com seu design e cor inovadora. A cor ainda está presente no aparador e em objetos de decoração, como as luminárias e candelabros.

O diferencial da sala é a iluminação feita por diversas velas dispostas nas mesas e apoios, criando um ambiente romântico e aconchegante para o visitante. A sala de jantar é ideal para grandes jantares e recepção de pessoas de uma maneira luxuosa e moderna

 

Serviço:
Mostra Casa Black 2017
Data: Coquetel para convidados – 30 de março.
Abertura para o público – 31 de março.
Local: Black Home Design (Av. Manoel Ribas, 4.824 – Santa Felicidade).
Informações: (41) 3503-766

Facebook: @blackhomedesign

Foto:  Rodrigo Ramirez

Recommended Posts

Leave a Comment